Ensino Híbrido: Educação à Distância e Internet

 



Ensino Híbrido: Educação à Distância e Internet

 

Risomar Sírley da Silva

RESUMO

A informatização das pessoas nessa geração atual é uma realidade. O ensino também mudou acompanhando a evolução tecnológica. A sala de aula não é mais um ambiente fechado, como fora há décadas. O presente artigo aborda o tema ensino híbrido ou blended learning como o conhecemos. Iremos demonstrar seus principais conceitos relacionados a Educação à Distância e Internet. Iremos também demonstrar uma visão ampla de como o ensino estar mudando seus aspectos metodológicos dentro da sala de aula, que a priori, está cheia de computadores de todos os tipos. O ensino à distância já existe há bastante tempo. É uma realidade há décadas, mas ganhou força nos tempos de pandemia onde teve um enfoque bastante expansivo, caracterizado pela adoção de várias escolas nesse meio contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem.  As redes de computadores, tendo como principal rede a Internet é o principal porta de entrada que está revolucionando todos os setores da nossa sociedade, inclusive a educação. O papel do professor nesse processo metodológico utilizando o ensino híbrido é o de facilitador, levando seus alunos a personagens instigadores do próprio aprendizado. O aluno tem acesso a um ambiente educacional utilizando-se da Internet, após, em sala de aula, os professores agem como fixadores de conteúdos, tirando dúvidas, trabalhando aulas práticas, dentre outros recursos. A pesquisa fora de grandíssima importância para que os dados levantados exploraram mais esse cenário bastante atual e cotidiano. As análises aqui pesquisadas não se esgotarão e outros darão continuação nesse debate significativo para que de fato consigamos entender melhor sobre o tema. A bibliografia fora de suma importância para que o trabalho tivesse contornos mais sólidos e as referências teóricas gerassem mais discussões acerca do tema.

Palavras-chave: Ensino Híbrido. Educação à Distância. Internet.

 

ABSTRACT

The computerization of people in this current generation is a reality. Teaching has also changed in line with technological evolution. The classroom is no longer a closed environment, as it has been for decades. This article addresses the issue of blended teaching or blended learning as we know it. We will demonstrate its main concepts related to Distance Education and Internet. We will also demonstrate a broad view of how teaching is changing its methodological aspects within the classroom, which a priori is full of computers of all kinds. Distance learning has been around for a long time. It has been a reality for decades, but it gained strength in the times of a pandemic where it had a very expansive focus, characterized by the adoption of several schools in this teaching environment, contributing to the teaching and learning process. Computer networks, with the Internet as the main network, is the main gateway that is revolutionizing all sectors of our society, including education. The teacher's role in this methodological process using blended learning is that of facilitator, leading his students to characters who instigate their own learning. The student has access to an educational environment using the Internet, after, in the classroom, the teachers act as content fixers, clearing doubts, working practical classes, among other resources. The research was of great importance so that the data collected further explored this very current and everyday scenario. The analyzes researched here will not be exhausted and others will continue this significant debate so that in fact we can better understand the subject. The bibliography was of paramount importance for the work to have more solid outlines and the theoretical references to generate more discussions on the subject.

Keywords: Blended Learning. Distance Education. Internet.

 

1. INTRODUÇÃO

O ensino tornou-se alvo de grandes transformações no campo tecnológico. O ensino híbrido ou blanded learning como o conhecemos tornou-se uma alternativa metodológica para que os professores pudessem dinamizar a sala de aula. O conceito de sala de aula invertida é bastante aplicado já que os alunos devem ler os materiais das aulas antes e só então depois, fazer sua aplicabilidade em sala de aula. O professor é um mentor que está no mesmo nível dos alunos, sem aquele autoritarismo que víamos décadas atrás. Todos podem compartilhar conhecimentos.

O ensino híbrido, como iremos chamar a partir de então, já existe há bastante tempo, mas era dificultoso e demorado. Poucas pessoas tinham acesso. Hoje, com as tecnologias dos computadores atuais, qualquer pessoa pode usar uma plataforma de ensino como centro de apoio para as atividades extracurriculares ou para dinamizar o ensino extras classes.

Por híbrido, entendemos o ensino ‘mesclado’, utilizando de várias facetas os recursos tecnológicos atuais como as redes de computadores e a internet. Hoje os computadores tem uma gama de diversidades: computadores de mão, embarcados, desktops, dentre outros.

Resumindo, pelo ensino híbrido, professores e educadores podem usar dessa metodologia para aperfeiçoar o ensino e deixa-lo mais atual. Computadores hoje são atraentes e convidativos. As pessoas estão ‘conectadas’ o tempo todos. Então, porque não utilizar desses recursos para a melhoria do ensino? Abordaremos com mais detalhes esse recurso metodológico que com certeza já está mudando a forma de aprender e ensinar. É mais um recursos para que possamos atualizar nossa forma de ver a sala de aula enquanto utilizadores para o aprendizado.

                     

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A Contextualização: Educação à Distância

No Brasil, a Educação a Distância (EAD) não é algo novo, inovador ou diferente, mas se firmou como uma modalidade de ensino capaz de contribuir para a disseminação do acesso à educação, de romper as barreiras do sistema educacional tradicional e oferecer formas alternativas para garantir que as oportunidades educacionais sejam um direito de todos (Leandro e Corrêa, p. 02). Podemos perceber que o ensino híbrido não está atrelado as tecnologias atuais, mas já existe há tempos, configurando com isso no processo de ensino essa metodologia, mas que hoje está aperfeiçoada e tecnológica quando utiliza-se a Internet.

O ensino à distância se fundamenta como um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias onde professores e estudantes estão separados no tempo e no espaço (Moran, 2015). Isso quer dizer que o conceito de tecnologia já existe há bastante tempo, mas configura-se hoje centrada nas redes de computadores, ou mais particularmente, na Grande Rede, fazendo com que o processo de ensino e aprendizado configure-se mais rapidamente.

Segundo Bacich, Neto e Trevisani, (2015), a educação à distância, apesar de não ser um termo recente, nos últimos anos ganhou força em virtude do uso das Tecnologia da Informação e Comunicação, as quais possibilitam aos alunos de diversas partes do mundo realizarem seus estudos recorrendo à internet [...]. As tecnologias atuais configura-se o mais usado meio, pois facilita o acesso ao ensino híbrido e também a outras formas de mesclar o aprendizado.

A educação à distância está intrinsicamente ligado ao ensino híbrido, pois os alunos devem acessar os outros meios de aprendizado para então, já na sala de aula, colocar suas atividades em práticas, sendo o professor como tutor.

 

2.2 A Contextualização: Internet

Segundo a Wikipédia (2021), a internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro. Conhecida quase que unânime, a Internet tem transformado a vida das pessoas e principalmente das organizações de ensino público e privado, onde a colaboração através das redes de computadores, a organização se estrutura como mentora de apoio ao ensino. As tecnologias atuais ficam atraentes e facilitadoras.

A Internet data da década de sessenta, quando de uma encomenda pelos Estados Unidos para uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores (Wikipédia 2021). É através dela que as transformações em todos os setores vem acontecendo através das dezenas de protocolos. Um protocolo é uma tecnologia bem específica, como por exemplo, quando utilizamos a Internet para baixar um arquivo ou disponibilizar um arquivo a um aluno.

Bacich, Neto e Trevisani (2015) relatam que as tecnologias móveis e em rede permitem conectar todos os espaços e elaborar políticas diferenciadas de organização de processos de ensino e aprendizagem adaptados a cada situação, aos que são mais proativos e aos mais passivos[...]. Dessa forma, o ensino híbrido através das redes torna-se adequado pelo fato da maioria das pessoas terem acesso a um computador móvel, ou tecnologia móvel.

A Wikipédia (2021, np), fala que: “há vários tipos de conexão. Há ainda aqueles locais onde o acesso é provido por uma instituição ou empresa e o usuário se conecta à rede destas que provêm então acesso a Internet”. Temos uma geração ‘conectada’, apesar do computador não ter chegado a todas as pessoas, existem outros meio de conexão. Entre esses locais, encontram-se aqueles públicos com computadores para acesso à Internet, como centros comunitários, centros de inclusão digital, bibliotecas e cyber cafés, além de pontos de acesso à Internet, como aeroportos e outros Wikipédia (2021).

Percebe-se que nem toda metodologia é amplamente funcional. Há entraves e precisa-se avaliar a situação de uma metodologia como num todo, principalmente quando trata-se dos alunos. Leandro e Correa (2018) comenta que, nem todos os alunos atualmente, principalmente aqueles de baixa aquisição, possuem em suas casas computadores e Internet, o que poderia limitar o acesso dessa metodologia e seria um embargo na sala de aula. Há alunos que desconhecem ou não tem habilidades para utilizar bibliotecas virtuais e periódicos on-line, ou mesmo aprender uma tecnologia qualquer com tanta facilidade.

Schiehl e Gasparini (2017, p. 08) relatam que, “também há pontos negativos, tais como o acesso à rede de internet, para desenvolver atividades on-line e dispersão da atenção dos estudantes, mas que podem ser contornados com pequenas modificações e adequações.” Essas pequenas percepções e olhares cuidadosos fazem toda a diferença para que todos ganhem nesse âmbito. Pontos negativos e positivos sempre irão existir em quaisquer estruturas de atividades. Esses pontos há de serem trabalhados para que lacunas sejam preenchidas.

 

2.3 A Contextualização: Ensino Híbrido

“Híbrido significa misturado, mesclado, blended. A educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, tempos, atividades, metodologias, públicos.” (Moran, 2015). Basta olharmos para os ambientes de aprendizado. Sala de aula ou um portal de ensino. Temos várias combinações que nos levam a uma única finalidade: aprender. É a combinação desses diferentes métodos que tornam o ensino híbrido.

No ensino híbrido, a participação de professores e alunos acontece em momentos diferenciados e a comunicação é mediada, principalmente, pela internet, rádio e televisão com objetivo de instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, se configurando numa forma industrializada de aprender (NUNES, 2002). Mas o ensino híbrido vai além da rádio e televisão. Temos uma sociedade totalmente diferente daquela de trinta anos atrás. Existem uma gama de variedades de métodos e metodologias das quais menciona-se Driscoll (2002).

 O ensino híbrido visa combinar ao menos quatro métodos diferentes, como: diferentes tecnologias baseadas na internet, sala de aula virtual, atividades colaborativas com o uso de vídeos, áudios, disponibilização de materiais online; abordagens pedagógicas combinadas: construtivismo, o behaviorismo e o cognitivismo; tecnologias educacionais integradas: atividades presenciais (face-to-face) em atividades virtuais off-line’ e online via internet e em mídias áudio visuais; e interação das tecnologias educacionais com atividades do dia-a-dia, na busca pela integração das atividades com a prática.

Os docentes são as principais figuras nesse contexto, pois ao adotar o ensino híbrido, precisam desenvolver com calma suas habilidades adquiridas com as tecnologias, pois o sucesso do uso dessa metodologia, depende de todos, mas principalmente do mediador para que as aulas fiquem mais atraentes e produtivas na relação ensino e aprendizado. Neste contexto, os educadores buscam desenvolver o pensamento crítico dos alunos estimulando-os na construção de soluções criativas e formação de equipes, que são competências essenciais no mercado de trabalho (Torres, at al).

Ressalta Bacich, Neto e Trevisani (2015, p. 51) que, “é possível planejar atividades diferentes para grupos de alunos diferentes, em ritmos distintos e com possibilidade real de acompanhamento pelos professores.” Isso demonstra uma boa assertiva para que se possa de fato, acompanhar os alunos nas suas dificuldades, mas dando um apoio real para os professores.

Vale destacar que ao mesmo tempo em que as tecnologias contribuem para a qualidade, dinamismo e motivação para o ensino presencial, também trazem a complexidade para o trabalho docente. Como exemplo, destaca-se a necessidade de um planejamento de aula mais detalhado (LEDESMA, 2010). É necessário que se tenha uma boa adequação das atividades para o ambiente virtual de aprendizagem escolhido ou melhor dizendo, os ambientes ou plataformas virtuais, mas que requerem dedicação e empenho por parte dos discentes.

 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com essa pesquisa concluiu-se que o ensino híbrido, ou blended learning como conhecemos é uma metodologia que contribui para que o aprendizado aconteça de fato. Os alunos acessam uma plataforma tecnológica, para então, na sala de aula, partilhar dos seus conhecimentos entre os demais alunos. O professor é um dos protagonistas que faz a intermediação do conhecimento. Levantando questões, intermediando debates, trabalhos práticos, dentre outros.

A educação à distância acontece já há vários anos. Ela é também uma forma de educação híbrida, onde o aluno, tem acesso a materiais, para a partir de então, consolidar seus conhecimentos dentro de uma sala de aula. O ensino híbrido acontece naturalmente através da partilha do aprendizado, fazendo com que os alunos tenham um aprendizado sólido.

A Internet na qual conhecemos é uma forma atual e tecnológica de acessarmos uma gama de conhecimentos através das centenas de portais disponível para o aprendizado. O ensino híbrido alcançou um patamar através das redes de computadores, nas quais os alunos tem acesso simultâneo a qualquer hora, fazendo do ensino uma mesclagem híbrida e que,

 

REFERÊNCIAS

BACICH, L.; NETO , A. ; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015

DRISCOLL, M. Web: based Trainning - Using Technology to Design Adult Learning Experiences. San Francisco: Jossey - Bass/Pfeiffer, 2002.

Internet. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. 2021. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet#:~:text=A%20Internet%20%C3%A9%20um%20sistema,progressivamente%20usu%C3%A1rios%20no%20mundo%20inteiro. > Acesso em: 03 jan 2022.

LEANDRO, Sandra M.; CORRÊA, E. Marcia. Ensino Híbrido (Blended Learning): Potencial e Desafios no Ensino Superior. 2018, v.5, n.3. Disponível em: < https://www.aunirede.org.br /revista/index.php/emrede/article/view/369> Acesso em 03 jan 2022.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. 2015

LEDESMA, F. A metodologia blended-learning como mais uma alternativa na formação contínua de professores. 2010. Disponível em: <http://cefopna.edu.pt/revista/revista_04/es_01_04_ fl.htm> Acessado em 03 jan 2022.

NUNES, I. B. Noções de educação a distância. 2002. Disponível em: http://www.ibase.org.br/~ined/ivoniol.html. Acesso em 03 jan 2022.

TORRES, Kelly Aparecida; BORBA, Erika Loureiro; SOUSA, Ana R. de, MARTINS, Pablo Luiz. Implantação da metodologia hibrida (blended learning) de educação numa instituição de ensino privada.  2014 – XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Disponível em: < http://www.esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128096.pdf> Acesso em: 03 jan 2022.

SCHIEHL, Edson Pedro; GASPARINI, Isabela. Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático Da Literatura. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. CBIE 2017.

 



[1] Aluno do curso de pós-graduação em Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST. Especialista em rede de computadores pela ESAB. Pós graduado em Docência e Educação à Distância pela FAEL. Pó graduado em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela FAEL. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNITINS. Graduado em Letras pela FAEL. E-mail: risoo@bol.com.br

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