Ensino Híbrido: Educação à Distância e Internet
Ensino Híbrido: Educação à Distância e Internet
Risomar Sírley da
Silva
RESUMO
A informatização das pessoas nessa geração
atual é uma realidade. O ensino também mudou acompanhando a evolução
tecnológica. A sala de aula não é mais um ambiente fechado, como fora há
décadas. O presente artigo aborda o tema ensino híbrido ou blended learning como o conhecemos. Iremos demonstrar seus principais conceitos relacionados a
Educação à Distância e Internet. Iremos também demonstrar uma visão ampla de
como o ensino estar mudando seus aspectos metodológicos dentro da sala de aula,
que a priori, está cheia de computadores de todos os tipos. O ensino à
distância já existe há bastante tempo. É uma realidade há décadas, mas ganhou
força nos tempos de pandemia onde teve um enfoque bastante expansivo,
caracterizado pela adoção de várias escolas nesse meio contribuindo para o
processo de ensino e aprendizagem. As
redes de computadores, tendo como principal rede a Internet é o principal porta
de entrada que está revolucionando todos os setores da nossa sociedade,
inclusive a educação. O papel do professor nesse processo metodológico
utilizando o ensino híbrido é o de facilitador, levando seus alunos a personagens
instigadores do próprio aprendizado. O aluno tem acesso a um ambiente
educacional utilizando-se da Internet, após, em sala de aula, os professores
agem como fixadores de conteúdos, tirando dúvidas, trabalhando aulas práticas,
dentre outros recursos. A pesquisa fora de grandíssima importância para que os
dados levantados exploraram mais esse cenário bastante atual e cotidiano. As
análises aqui pesquisadas não se esgotarão e outros darão continuação nesse debate significativo para
que de fato consigamos entender melhor sobre o tema. A bibliografia fora de suma importância para que o trabalho
tivesse contornos mais sólidos e as referências teóricas gerassem mais
discussões acerca do tema.
Palavras-chave: Ensino
Híbrido. Educação à Distância. Internet.
ABSTRACT
The computerization of people in
this current generation is a reality. Teaching has also changed in line with
technological evolution. The classroom is no longer a closed environment, as it
has been for decades. This article addresses the issue of blended teaching or
blended learning as we know it. We will demonstrate its main concepts related
to Distance Education and Internet. We will also demonstrate a broad view of
how teaching is changing its methodological aspects within the classroom, which
a priori is full of computers of all kinds. Distance learning has been around
for a long time. It has been a reality for decades, but it gained strength in
the times of a pandemic where it had a very expansive focus, characterized by
the adoption of several schools in this teaching environment, contributing to
the teaching and learning process. Computer networks, with the Internet as the
main network, is the main gateway that is revolutionizing all sectors of our
society, including education. The teacher's role in this methodological process
using blended learning is that of facilitator, leading his students to
characters who instigate their own learning. The student has access to an
educational environment using the Internet, after, in the classroom, the
teachers act as content fixers, clearing doubts, working practical classes,
among other resources. The research was of great importance so that the data
collected further explored this very current and everyday scenario. The
analyzes researched here will not be exhausted and others will continue this
significant debate so that in fact we can better understand the subject. The
bibliography was of paramount importance for the work to have more solid
outlines and the theoretical references to generate more discussions on the
subject.
Keywords: Blended Learning. Distance Education. Internet.
1. INTRODUÇÃO
O ensino
tornou-se alvo de grandes transformações no campo tecnológico. O ensino híbrido
ou blanded learning como o conhecemos tornou-se uma alternativa metodológica
para que os professores pudessem dinamizar a sala de aula. O conceito de sala
de aula invertida é bastante aplicado já que os alunos devem ler os materiais
das aulas antes e só então depois, fazer sua aplicabilidade em sala de aula. O
professor é um mentor que está no mesmo nível dos alunos, sem aquele
autoritarismo que víamos décadas atrás. Todos podem compartilhar conhecimentos.
O ensino
híbrido, como iremos chamar a partir de então, já existe há bastante tempo, mas
era dificultoso e demorado. Poucas pessoas tinham acesso. Hoje, com as
tecnologias dos computadores atuais, qualquer pessoa pode usar uma plataforma
de ensino como centro de apoio para as atividades extracurriculares ou para
dinamizar o ensino extras classes.
Por híbrido,
entendemos o ensino ‘mesclado’, utilizando de várias facetas os recursos
tecnológicos atuais como as redes de computadores e a internet. Hoje os
computadores tem uma gama de diversidades: computadores de mão, embarcados,
desktops, dentre outros.
Resumindo, pelo
ensino híbrido, professores e educadores podem usar dessa metodologia para
aperfeiçoar o ensino e deixa-lo mais atual. Computadores hoje são atraentes e convidativos.
As pessoas estão ‘conectadas’ o tempo todos. Então, porque não utilizar desses
recursos para a melhoria do ensino? Abordaremos com mais detalhes esse recurso
metodológico que com certeza já está mudando a forma de aprender e ensinar. É
mais um recursos para que possamos atualizar nossa forma de ver a sala de aula
enquanto utilizadores para o aprendizado.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 A Contextualização: Educação à Distância
No Brasil, a Educação a Distância (EAD) não é algo novo,
inovador ou diferente, mas se firmou como uma modalidade de ensino capaz de
contribuir para a disseminação do acesso à educação, de romper as barreiras do
sistema educacional tradicional e oferecer formas alternativas para garantir
que as oportunidades educacionais sejam um direito de todos (Leandro e Corrêa,
p. 02). Podemos perceber
que o ensino híbrido não está atrelado as tecnologias atuais, mas já existe há
tempos, configurando com isso no processo de ensino essa metodologia, mas que
hoje está aperfeiçoada e tecnológica quando utiliza-se a Internet.
O ensino à distância se fundamenta como um processo de
ensino-aprendizagem mediado por tecnologias onde professores e estudantes estão
separados no tempo e no espaço (Moran, 2015). Isso quer dizer que o conceito de tecnologia já
existe há bastante tempo, mas configura-se hoje centrada nas redes de
computadores, ou mais particularmente, na Grande Rede, fazendo com que o
processo de ensino e aprendizado configure-se mais rapidamente.
Segundo Bacich, Neto e Trevisani, (2015), a educação à
distância, apesar de não ser um termo recente, nos últimos anos ganhou força em
virtude do uso das Tecnologia da Informação e Comunicação, as quais possibilitam
aos alunos de diversas partes do mundo realizarem seus estudos recorrendo à
internet [...]. As tecnologias atuais configura-se o mais usado meio, pois
facilita o acesso ao ensino híbrido e também a outras formas de mesclar o
aprendizado.
A educação à distância está intrinsicamente ligado ao
ensino híbrido, pois os alunos devem acessar os outros meios de aprendizado para
então, já na sala de aula, colocar suas atividades em práticas, sendo o
professor como tutor.
2.2 A Contextualização: Internet
Segundo a Wikipédia (2021), a internet é um sistema
global de redes
de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir
progressivamente usuários no mundo inteiro. Conhecida quase que unânime, a
Internet tem transformado a vida das pessoas e principalmente das organizações
de ensino público e privado, onde a colaboração através das redes de
computadores, a organização se estrutura como mentora de apoio ao ensino. As
tecnologias atuais ficam atraentes e facilitadoras.
A Internet data da década de sessenta, quando de uma
encomenda pelos Estados Unidos para uma forma de comunicação robusta e sem
falhas através de redes de computadores (Wikipédia 2021). É através dela que as
transformações em todos os setores vem acontecendo através das dezenas de
protocolos. Um protocolo é uma tecnologia bem específica, como por exemplo,
quando utilizamos a Internet para baixar um arquivo ou disponibilizar um
arquivo a um aluno.
Bacich, Neto e Trevisani (2015) relatam que as
tecnologias móveis e em rede permitem conectar todos os espaços e elaborar políticas
diferenciadas de organização de processos de ensino e aprendizagem adaptados a
cada situação, aos que são mais proativos e aos mais passivos[...]. Dessa
forma, o ensino híbrido através das redes torna-se adequado pelo fato da
maioria das pessoas terem acesso a um computador móvel, ou tecnologia móvel.
A Wikipédia (2021, np), fala que: “há vários tipos de
conexão. Há ainda aqueles locais onde o acesso é provido por uma instituição ou
empresa e o usuário se conecta à rede destas que provêm então acesso a Internet”.
Temos uma geração ‘conectada’, apesar do computador não ter chegado a todas as
pessoas, existem outros meio de conexão. Entre esses locais, encontram-se
aqueles públicos com computadores para acesso à Internet, como centros
comunitários, centros de inclusão digital, bibliotecas e cyber cafés, além
de pontos de acesso à Internet, como aeroportos e outros Wikipédia (2021).
Percebe-se que nem toda metodologia é amplamente
funcional. Há entraves e precisa-se avaliar a situação de uma metodologia como
num todo, principalmente quando trata-se dos alunos. Leandro e Correa (2018)
comenta que, nem todos os alunos atualmente, principalmente aqueles de baixa
aquisição, possuem em suas casas computadores e Internet, o que poderia limitar
o acesso dessa metodologia e seria um embargo na sala de aula. Há alunos que
desconhecem ou não tem habilidades para utilizar bibliotecas virtuais e
periódicos on-line, ou mesmo aprender uma tecnologia qualquer com tanta
facilidade.
Schiehl e Gasparini (2017, p. 08) relatam que, “também
há pontos negativos, tais como o acesso à rede de internet, para desenvolver
atividades on-line e dispersão da atenção dos estudantes, mas que podem ser
contornados com pequenas modificações e adequações.” Essas pequenas percepções
e olhares cuidadosos fazem toda a diferença para que todos ganhem nesse âmbito.
Pontos negativos e positivos sempre irão existir em quaisquer estruturas de atividades.
Esses pontos há de serem trabalhados para que lacunas sejam preenchidas.
2.3 A Contextualização: Ensino Híbrido
“Híbrido significa misturado, mesclado, blended. A
educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, tempos,
atividades, metodologias, públicos.” (Moran, 2015). Basta olharmos para os
ambientes de aprendizado. Sala de aula ou um portal de ensino. Temos várias
combinações que nos levam a uma única finalidade: aprender. É a combinação
desses diferentes métodos que tornam o ensino híbrido.
No ensino híbrido, a participação de professores e
alunos acontece em momentos diferenciados e a comunicação é mediada,
principalmente, pela internet, rádio e televisão com objetivo de instruir um
grande número de estudantes ao mesmo tempo, se configurando numa forma
industrializada de aprender (NUNES, 2002). Mas o ensino híbrido vai além da
rádio e televisão. Temos uma sociedade totalmente diferente daquela de trinta
anos atrás. Existem uma gama de variedades de métodos e metodologias das quais
menciona-se Driscoll (2002).
O ensino híbrido visa combinar
ao menos quatro métodos diferentes, como: diferentes tecnologias baseadas na
internet, sala de aula virtual, atividades colaborativas com o uso de vídeos,
áudios, disponibilização de materiais online; abordagens pedagógicas
combinadas: construtivismo, o behaviorismo e o cognitivismo; tecnologias
educacionais integradas: atividades presenciais (face-to-face) em atividades
virtuais off-line’ e online via internet e em mídias áudio visuais; e interação
das tecnologias educacionais com atividades do dia-a-dia, na busca pela
integração das atividades com a prática.
Os docentes são as principais figuras nesse contexto,
pois ao adotar o ensino híbrido, precisam desenvolver com calma suas
habilidades adquiridas com as tecnologias, pois o sucesso do uso dessa
metodologia, depende de todos, mas principalmente do mediador para que as aulas
fiquem mais atraentes e produtivas na relação ensino e aprendizado. Neste
contexto, os educadores buscam desenvolver o pensamento crítico dos alunos
estimulando-os na construção de soluções criativas e formação de equipes, que
são competências essenciais no mercado de trabalho (Torres, at al).
Ressalta Bacich, Neto e Trevisani (2015, p. 51) que, “é possível planejar atividades
diferentes para grupos de alunos diferentes, em ritmos distintos e com
possibilidade real de acompanhamento pelos professores.” Isso demonstra uma boa
assertiva para que se possa de fato, acompanhar os alunos nas suas
dificuldades, mas dando um apoio real para os professores.
Vale destacar que ao mesmo tempo em que as tecnologias
contribuem para a qualidade, dinamismo e motivação para o ensino presencial,
também trazem a complexidade para o trabalho docente. Como exemplo, destaca-se
a necessidade de um planejamento de aula mais detalhado (LEDESMA, 2010). É
necessário que se tenha uma boa adequação das atividades para o ambiente virtual
de aprendizagem escolhido ou melhor dizendo, os ambientes ou plataformas
virtuais, mas que requerem dedicação e empenho por parte dos discentes.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com essa pesquisa concluiu-se que o ensino híbrido, ou blended learning
como conhecemos é uma metodologia que contribui para que o aprendizado aconteça
de fato. Os alunos acessam uma plataforma tecnológica, para então, na
sala de aula, partilhar dos seus conhecimentos entre os demais alunos. O
professor é um dos protagonistas que faz a intermediação do conhecimento.
Levantando questões, intermediando debates, trabalhos práticos, dentre outros.
A educação à distância acontece já há vários anos. Ela é também uma forma
de educação híbrida, onde o aluno, tem acesso a materiais, para a partir de
então, consolidar seus conhecimentos dentro de uma sala de aula. O ensino híbrido
acontece naturalmente através da partilha do aprendizado, fazendo com que os
alunos tenham um aprendizado sólido.
A Internet na qual conhecemos é uma forma atual e tecnológica de
acessarmos uma gama de conhecimentos através das centenas de portais disponível
para o aprendizado. O ensino híbrido alcançou um patamar através das redes de
computadores, nas quais os alunos tem acesso simultâneo a qualquer hora,
fazendo do ensino uma mesclagem híbrida e que,
REFERÊNCIAS
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DRISCOLL, M. Web: based Trainning
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MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In Convergências Midiáticas, Educação e
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LEDESMA, F. A metodologia
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SCHIEHL, Edson Pedro; GASPARINI, Isabela. Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático Da Literatura.
VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. CBIE 2017.
[1]
Aluno do curso de pós-graduação em Mestrado em Tecnologias Emergentes em
Educação pela MUST. Especialista em rede de computadores pela ESAB. Pós
graduado em Docência e Educação à Distância pela FAEL. Pó graduado em
Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela FAEL. Tecnólogo em Análise e
Desenvolvimento de Sistemas pela UNITINS. Graduado em Letras pela FAEL. E-mail:
risoo@bol.com.br
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